sexta-feira, 17 de outubro de 2025

🖋️REVIEW - "Antesis Pt. II" - NO DROP FOR US



[Traducido para español después del video]


Antese é o termo botânico frequentemente usado para designar o tempo da flor desde o desabrochar até murchar. 

Hoje foi lançado pela Art Gates Records, o EP "Antesis Pt. II" da banda de post-hardcore de Albacete NO DROP FOR US. É impossível falar de "Antesis Pt. II", sem falar de "Antesis", lançado em 2023, pois foi com esse EP que esta visagem começou. Apesar de NO DROP FOR US ter lançado o seu primeiro trabalho em 2014, em 2023 lançou o seu quarto trabalho de estúdio, "Antesis" iniciando assim uma viagem ao mais interior do ser humano e ao tabú das doenças mentais. Associando a cada tema uma planta e uma cor, a banda abordou temas como transtornos do sono, sentimentos de impotência e insegurança, a depressão e o render-se a tudo isto com a vergonha de pedir ajuda. E hoje, a banda surge com "Antesis Pt. II", a continuação do EP anterior, que nos traz de novo a reflexão profunda sobre a saúde mental, mas de um outro prisma: após a rendição com que termina o EP anterior, surgiu a necessidade do pedido de ajuda, da procura de uma saída daquele estado de doença. E assim, em "Antesis Pt. II" NO DROP FOR US traz-nos a esperança depois da luta interna, traz-nos o crescimento pessoal atingido após o auto-conhecimento. Em "Antesis Pt. II" conta-se o processo de aceitação da necessidade de expôr toda a dor emocional, encarar todos os demónios e iniciar um processo de cura. Desde as sessões de terapia, psicanálise, passando pela superação, "Antesis II" leva-nos num caminho que, não sendo totalmente isento de dor, termina na felicidade libertadora de quem não cedeu à sedução da obscuridade da mente. 

É tão perturbador como libertador perceber como a música consegue transmitir tão fielmente o processo interior daqueles que sofrem e lutam com a doença mental.

"Antesis Pt. II" não é apenas um EP musical, é um manual de vida e superação, de luta e auto-conhecimento. E é maravilhoso! 



***************************

Antesis, en botánica, significa el desarrollo floral desde su nacimiento hasta su marchitez.

Hoy, Art Gates Records lanzó el EP "Antesis Pt. II" de la banda de post-hardcore albaceteña NO DROP FOR US. Es imposible hablar de "Antesis Pt. II" sin mencionar "Antesis", publicado en 2023, ya que este EP marcó el inicio de esta trayectoria. Si bien NO DROP FOR US lanzó su primer álbum en 2014, en 2023 lanzaron su cuarto álbum de estudio, "Antesis", iniciando un viaje a lo más profundo del ser humano y el tabú que rodea a las enfermedades mentales. Asociando cada tema con una planta y un color, la banda abordó temas como los trastornos del sueño, la sensación de impotencia e inseguridad, la depresión y la entrega ante todo esto, sintiendo vergüenza de pedir ayuda. Y hoy, la banda regresa con "Antesis Pt.  II", la secuela de su EP anterior, que nos trae una vez más una profunda reflexión sobre la salud mental, pero desde una perspectiva diferente: tras la rendición con la que terminó el EP anterior, surgió la necesidad de pedir ayuda, de buscar una salida a ese estado de enfermedad. Y así, en "Antesis Pt. II", NO DROP FOR US nos trae esperanza tras la lucha interna, nos trae el crecimiento personal alcanzado a través del autoconocimiento. "Antesis Pt. II" narra la historia del proceso de aceptar la necesidad de exponer todo el dolor emocional, enfrentar todos los demonios y comenzar un proceso de sanación. Desde sesiones de terapia y psicoanálisis hasta la superación, "Antesis Pt. II" nos lleva por un camino que, si bien no está completamente exento de dolor, culmina en la felicidad liberadora de quienes no han cedido a la seducción de la mente oscura.

Es a la vez perturbador y liberador darse cuenta de cómo la música puede transmitir con tanta fidelidad el viaje interior de quienes sufren y luchan con enfermedades mentales.

"Antesis Pt. II" no es solo un EP musical, es un manual de vida y superación, de lucha y autoconocimiento. ¡Y es maravilloso!

sábado, 11 de outubro de 2025

MARY ANN - Release Party - EP "Fragments"




“A lenda japonesa diz que se uma pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami, com o pensamento num desejo, esse desejo se poderá realizar.”

Ontem Mary Ann lançou o seu primeiro EP a solo, “Fragments”. E fê-lo numa Release Party no Centro Multimeios de Espinho. 

Ontem Mary Ann mostrou uma vez mais que é uma ARTISTA, assim mesmo, com maiúsculas, num concerto onde o respeito pela música e pelo público estiveram presentes desde o ínicio. Assim que entrámos na sala encontrámos em cada um dos lugares um delicado presente: um saquinho de céu estrelado com um tsuru feito pela própria Mary Ann e um cartão, com um agradecimento escrito pela própria e um QR Code para as suas redes sociais e para o seu EP. Um gesto de carinho e agradecimento, que só os grandes sabem e são capazes de ter. 


O concerto inicia-se e Mary Ann entra em palco, num vestido branco, onde a sua elegância se apodera do espaço, tal como um tsuru que traz na sua delicadeza a força da paixão e da dedicação. 


E Mary Ann encantou. A sua voz é profunda, grave, cheia de sentimento e paixão, de intensidade. Há em toda a sua actuação um respeito pela música que emociona, uma paixão por estar em palco que se transmite em vibrações. A sua presença em palco é grandiosa, a sua prestação irrepreensível. Ontem, viveu-se uma noite de comunhão entre público e música, como muito poucos artistas conseguem atingir. E tudo isto com a naturalidade de quem está onde quer estar, sem arrogância. É lindo de ver e de ouvir e, pelo menos a mim, enche-me de orgulho ver uma jovem, que celebrou ontem em palco os seus 29 anos de vida, realizar os seus sonhos, com o seu esforço, dedicação e muito trabalho. Mary Ann é uma inspiração para todos nós, é o nosso tsuru!


 

A noite terminou, saímos todos com um sorriso nos lábios, com a alma leve, e com o desejo de mais. 


Muito obrigada Mary Ann!











Não podia terminar sem deixar de referir a banda e o espaço. A banda, pela sua elegância, pela sua magnífica prestação, pelos grandes músicos que são. Obrigada!!!!


O espaço, o Centro Multimeios de Espinho, que foi uma excelente descoberta, com um som excelente (muito melhor que a maioria das salas de concertos que conheço), onde se percebeu cada palavra de cada música, cada instrumento, cada momento. Parabéns!!!!


Podes ouvir o EP “Fragments” no Spotify e no Youtube